Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

UEG terá de ressarcir em dobro aluna que pagou mensalidades para cursar Pedagogia

Publicado por Maria Valdirene
há 10 anos

Por unanimidade de votos, a 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) negou recurso interposto pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) contra sentença que a condenou a ressarcir Renata Bernardes de Paiva no dobro do que ela pagou, indevidamente, à instituição, que é pública, para cursar Pedagogia. O relator do processo, juiz substituto em segundo grau Wilson Safatle Faiad (foto) considerou que é vedado, às universidades públicas, o recebimento de taxa de matrícula e mensalidade dos cursos superiores que oferece.

Renata iniciou o curso na UEG em 2008 e teve de pagar 80 reais de taxa de matrícula, além de 35 mensalidades no valor de 200 reais, o que equivale a um total de R$ 7,2 mil. Após a conclusão do curso, ela ajuizou ação de indenização por danos materiais e repetição de indébito, sob alegação que a cobrança feriu o princípio do ensino gratuito e que os valores foram pagos por medo de prejudicar a continuidade do seu "sonhado" curso superior.

Ao recorrer da condenação, a UEG sustentou não possuir legitimidade passiva para figurar no pólo passivo da ação, pois sua função é meramente pedagógica e a relação financeira foi estabelecida pelo Sindicato de Escolas Particulares (Sinepe). Alegou, ainda, que o montante pago antes do ano de 2010 por Renata já está prescrito, em razão do lapso de três anos.

O magistrado observou, contudo, que embora a cobrança da taxa seja efetuada pela Sinepe, a UEG é partícipe no contrato, sendo responsável solidária pela cobrança. "Diante da convergência de interesses, não resta dúvida quanto à existência de responsabilidade solidária, cada contratante colabora de acordo com as suas possibilidades", frisou.

Quanto à alegação de que o montante pago pela estudante prescreveu, Wilson Safatle ressaltou que o prazo para o ajuizamento de ação contra a Fazenda Pública prescreve em cinco anos. Ele considerou que a cobrança de taxa de matrícula nas universidades públicas viola o artigo 206 da Constituição Federal, que trata da gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. Para o magistrado, não se poderia firmar contrato prevendo pagamento para custeio de curso ministrado por instituição pública de ensino como no caso, a UEG, onde a regra é a gratuidade.

A ementa recebeu a seguinte redação: "Apelação Cível. Ação de indenização por danos materiais cumulada com repetição de indébito. Legitimidade passiva. Ilegalidade da cobrança de taxa de matrícula e mensalidades de cursos oferecidos em universidades públicas. Chamamento ao processo. I – A Universidade Estadual de Goiás é parte legitima para figurar no polo passivo por tratar-se de ação indenizatória em razão de contrato, evidenciada a sua condição de partícipe em face do mesmo. II - E ilegal, por ofensa a disposição constitucional, a cobrança de taxa de matrícula, nos cursos de graduação, nas instituições públicas de ensino, onde a regra é a gratuidade, a teor do inciso IV do artigo 206 da Constituição Federal. III – A prejudicada cobra daquele que escolheu para pagar, subsistindo, o direito daquele que pagar, de reaver dos demais codevedores o que entende devido, resguardando, assim, o instituto da solidariedade. IV – Deve ser mantida a sentença que ordenou a restituição das importâncias pagas a título de matrículas e mensalidades. Recurso conhecido e desprovido." (Texto: Brunna Ferro - estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)

Fonte:http://www.tjgo.jus.br/index.php/home/imprensa/noticias/119-tribunal/7159-ueg-tera-de-ressarcir-alun...

  • Sobre o autorAdvogada - www.mariavaldirene.jur.adv.br
  • Publicações25
  • Seguidores63
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações147
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ueg-tera-de-ressarcir-em-dobro-aluna-que-pagou-mensalidades-para-cursar-pedagogia/141459523

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)